Envio de listagem de clientes é obrigatório para estabelecimentos locais
Entidades empresariais reforçam o decreto, que estabelece o envio diário dos nomes de clientes e visitantes de todos os estabelecimentos de forma rápida através de plataforma online
Publicado em 09 de maio de 2020
Compartilhar
A- A A+

   Na tarde desta sexta-feira, 08, o Ministério Público de Frederico Westphalen convocou uma reunião, em caráter de urgência, com as entidades empresariais do município para buscar apoio para maior atenção no cumprimento, por parte das empresas locais, do envio da listagem de clientes e visitantes à Administração Municipal. Estiveram presentes representantes da Associação Comercial, Industrial e de Prestação de Serviço de FW (ACIFW), Câmara de Dirigentes Lojistas de FW (CDL-FW), Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas), representantes do Poder Executivo Municipal e a empresa que desenvolveu o sistema para cadastro dos nomes online, a Agência Brazero.

   A listagem de clientes é uma dinâmica obrigatória a todos os estabelecimentos do município, desde a edição do Decreto Nº 60, que devem enviar os dados dos clientes e visitantes que entraram no estabelecimento durante o dia. Pensando em dar rapidez ao processo de envio das listagens, a Administração Municipal, em parceria com a Agência Brazero, desenvolveu um site específico para o envio online: www.mevisitou.com.br. O site é uma ferramenta práticas e garante maior acesso a informações importantes para os profissionais de saúde.

   Ao informar quem visitou seu estabelecimento, o empresário estará ajudando a controlar a movimentação de pessoas pelos municípios da Comarca e as informações estarão à disposição das Secretarias da Saúde de forma mais prática. Com os relatórios que poderão ser gerados, será possível verificar se uma pessoa visitou estabelecimentos em municípios diferentes; quais faixas etárias estão circulando e em quais horários; qual é o momento em que o comércio tem maior movimentação, entre outras informações.

   As entidades empresariais estão mobilizadas para dar o suporte aos empresários e reforçam a importância do cumprimento de todas as medidas de proteção, como forma de garantir a saúde dos negócios e a manutenção da economia local, apesar da pandemia. Além da observação da obrigatoriedade do envio da lista, as entidades destacam que as medidas de higiene também são obrigatórias e fundamentais para a preservação da saúde não só da equipe de funcionários, como do público que circula pelos estabelecimentos do município.

Máxima proteção

   Durante a reunião, o promotor de Justiça, João Pedro Togni, destacou a não eficiência da forma como as listagens estão sendo feitas, como quando o cliente assina de forma voluntária a lista, sem a supervisão e cobrança da empresa, e do uso de uma mesma caneta para a assinatura, situação que colabora com a proliferação do vírus. Desta forma, promotor e entidades reforçam a informação de que a lista deve ser preenchida por funcionário da empresa, com todos os dados de todas as pessoas que entrarem no estabelecimento, clientes ou não.

Passo a passo e a importância do CPF

   Para fazer os cadastros no site www.mevisitou.com.br é muito fácil. Primeiro, é preciso cadastrar o estabelecimento. Na home page, clique em Cadastro e, após abrir a página, preencha os dados solicitados. O próximo passo é cadastrar os clientes. Clique no botão Cadastrar Lista, digite o CPF, clique em Buscar, insira o Nome Completo, Data de Nascimento e Sexo. Estas informações são importantes para gerar relatórios.

   Importante destacar que o cadastro por CPF é indispensável, pois unifica as informações e evita o desencontro de informações que podem ocorrer por conta de erros de escrita, por exemplo.

Fonte: ACI-FW/ CDL-FW
Fotos
Comentários